Imagem de apresentação de Queima das Fitas no Porto 2023: oito noites de música e diversão
Two Door Cinema Club / Paulo Pinho

Queima das Fitas no Porto 2023: oito noites de música e diversão

A Queima das Fitas regressou ao Queimódromo em Matosinhos entre os dias 7 e 13 de maio. Por lá passaram artistas como Two Door Cinema Club, Ornatos Violeta e MC Pedrinho.

Imagem de perfil de Catarina Freitas
Catarina Freitas
Jornalista
Imagem de perfil de Paulo Pinho
Paulo Pinho
Fotógrafo
Terça-feira, 16 de Maio de 2023, às 18:18

O primeiro dia da Queima das Fitas do Porto foi marcado pelo regresso, 20 anos depois, da banda portuense Ornatos Violeta. Ivandro atuou antes, inaugurando assim a edição de 2023 da Queima das Fitas do Porto. O cantor relembrou a sua participação no Festival da Canção deste ano e agradeceu os 12 pontos atribuídos pelo Porto à sua canção. Enquanto o recinto enchia para os cabeça-de-cartaz, o público presente cantou com Ivandro músicas como "Imagina", "Como tu", "Lua" e "Moça". O artista teve ainda uma surpresa do seu colega e amigo Julinho KSD que subiu ao palco para cantar consigo "Chakras", música lançada pelos dois há uma semana atrás.

Assim que se ouviu no recinto Manel Cruz, muitas das pessoas que passeavam pelo recinto apressaram-se a chegar perto do palco para ver, assim, o regresso de Ornatos Violeta às noites da Queima das Fitas do Porto. O público pode ouvir temas como "Dia Mau" e "Chaga", mas a mais esperada e que levou a uma maior euforia foi o sucesso "Ouvi Dizer".

Neste primeiro dia do evento foram sentidas dificuldades em aceder ao recinto devido a constrangimentos com a utilização do sistema cashless. A grande inovação desta edição do evento estudantil consistia em pagamentos cashless através de uma pulseira, a mesma pulseira que daria entrada ao recinto.

Logo no dia 8 de maio o sistema cashless deu lugar a um sistema híbrido de modo a colmatar os constrangimentos sentidos com esta inovação. O segundo dia do evento foi dedicado ao hip hop português, com atuações de Slow J, T-Rex e Papillon.

Como é tradição, na terça-feira, dia do cortejo académico durante a tarde pelas do centro da Invicta, subiu ao palco Quim Barreiros, que atua na Queima das Fitas há 35 anos.

No dia 9 de maio voltou-se a ouvir hip hop português no Queimódromo do Porto. Wet Bed Gang, Dillaz e X-Tense foram os artistas escolhidos para animar o quarto dia do evento.

Na quinta-feira o público pode vibrar com a energia contagiante do brasileiro MC Pedrinho e dos portugueses Karetus.

O penúltimo dia da Queima das Fitas do Porto era o dia mais esperado com a atuação dos Two Door Cinema Club. A banda irlandesa atuou na última edição do NOS Alive e veio agora à festa dedicada aos estudantes apresentar "Keep on Smiling", o seu mais recente trabalho. Antes teve ainda lugar o concerto de Calema. A dupla de irmãos santomenses colocou o público a dançar ao ritmo dos seus temas quentes e mexidos como "Onde Anda" e, a mais recente, "Maria Joana".

O encerramento da Queima das Fitas do Porto ficou a cargo da festa Revenge of 2000s onde os estudantes puderam reviver momentos e hits dos anos 2000. O evento teve a participação especial de Carolina Torres, como co-apresentadora, e a atuação de Luciana Abreu, Luke d?Eça, TT e Mundo Secreto.

Para além do método de pagamento cashless, a edição de 2023 da Queima das Fitas teve outro projeto piloto chamado "Não dês barraca. Recicla!". A parceria entre a Federação Académica do Porto e o Porto Ambiente resultou na reciclagem de 68% dos resíduos produzidos durante os sete dias de evento.