Publicidade
Imagem de apresentação de Primavera Sound Porto: Blur e New Order fecham a última noite

Primavera Sound Porto: Blur e New Order fecham a última noite

A 10ª edição do Primavera Sound Porto chegou ao fim. Os Blur tiveram a missão de fechar o palco principal. A última noite do festival também ficou marcada por problemas técnicos no concerto da banda britânica New Order, uma falha elétrica levou a duas interrupções no concerto. O festival regressa no próximo ano, nos dias 7, 8 e 9 de junho.

Imagem de perfil de Catarina Freitas
Catarina Freitas
Jornalista
Imagem de perfil de Paulo Pinho
Paulo Pinho
Fotógrafo
Domingo, 11 de Junho de 2023, às 09:31

Quatro dias depois, a edição que celebrou os 10 anos de Primavera Sound no Porto chegou ao fim. O encerramento do palco principal ficou a cargo dos míticos Blur. O concerto começou pouco faltava para a uma da manhã. Assim que os britânicos subiram ao palco, os fãs fizeram-se ouvir ao som dos primeiros acordes de "St. Charles Square".

Durante duas horas, Blur tocaram temas do próximo álbum e revisitaram grandes êxitos. "Popscene", "Girls and Boys" e "Song2" foram os temas que mais puxaram pelo púbico e que colocaram todos a saltar de forma frenética.

Já de madrugada, o grupo de Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree terminou a atuação de forma apoteótica com "This Is a Low", "Tender", "The Narcissist" e "The Universal". Apesar de Blur terem sido os grandes protagonistas da noite, o dia contou com muitos mais concertos.

Neste último dia do festival, o público assistiu à extravagância de Yves Tumor, artista cheia de cintos e pulseiras de picos, que mistura rock experimentar, noise e heavy metal, com muitos filtros e voice coders.

New Order atuaram no Palco Vodafone, palco que se situa no local do antigo palco principal. O concerto já ia a meio e durante "True Faith", os britânicos deixaram de se ouvir por problemas técnicos de som. Passado cinco minutos, voltaram em força para cantar novamente o tema que tinha ficado a meio, mas poucos versos depois deu-se um novo apagão sonoro. Após duas pausas forçadas, a banda voltou em força para "Blue Monday", "Temptation" e "Love Will Tear Us Apart". Bernard Sumner, vocalista e guitarrista do grupo, agradeceu ao público por "terem sido pacientes com este problema" enquanto se despedia.

Em 2024, o Primavera Sound Porto volta aos habituais três dias: 7, 8 e 9 de junho. O festival vai acontecer, pela primeira vez a um domingo, aproveitando o feriado do 10 de junho de 2024 que calha numa segunda-feira.