Primavera Sound Porto: SZA e PJ Harvey em destaque no primeiro dia

SZA.

SZA

O festival de música Primavera Sound abriu portas ontem, quinta-feira, e decorre até sábado, de 6 a 8 de junho, no Parque da Cidade do Porto. PJ Harvey e SZA foram os destaques da primeira noite.

sexta-feira, 7 de junho de 2024, às 9:30
Publicidade

O primeiro dia do Primavera Sound foi inaugurado por duas artistas portuguesas: Silly, no Palco Porto, e Ana Lua Caiano, no Palco Super Bock.

Os Militarie Gun foram os segundos a subir ao palco principal. Apesar do recinto estar apenas meio cheio, a banda canadiana de rock alternativo e punk rock conseguiu contagiar o público que se foi juntando. Ian Shelton, o vocalista, agradeceu ao público por ter vindo assistir ao concerto.

No Palco Vodafone, Amyl and The Sniffers irradiaram a sua energia pela encosta acima. Amyl Taylor, conhecida pela sua energia inesgotável, deu tudo em temas como "Got You". A banda de punk rock mostrou também o seu lado sentimental com o tema "Security", enquanto cantava "Eu não procuro problemas, procuro amor". Quase um ano após a sua última atuação em Portugal, no festival MEO Kalorama, Amyl Taylor e os Sniffers regressaram para uma performance estonteante no Primavera Sound.

Após os concertos de Amyl and The Sniffers, no Palco Vodafone, e de Water From Your Eyes, no Palco Plenitude, o público dirigiu-se em massa para o palco principal, ansioso por ver PJ Harvey. Enquanto muitos ainda se deslocavam para a zona do Palco Porto, os primeiros acordes já se faziam ouvir, acompanhados pela voz angelical de Polly Jean Harvey.

O Palco Porto, de grandes dimensões como se espera de um palco principal num festival internacional, foi transformado por Polly Jean num espaço acolhedor, quase como se estivesse na sua própria sala de estar. Com mobílias de madeira de vários tipos para apoiar os instrumentos, um cadeirão, uma cadeira e até uma secretária, Polly Jean utilizou todos os elementos durante as duas horas de concerto, assim como diversos instrumentos musicais. A última vez que PJ Harvey actuou em Portugal foi em 2016, também no Primavera Sound.

PJ Harvey proporcionou aos fãs uma viagem pela sua carreira. A banda liderada pela cantora e compositora britânica tocou tanto temas de álbuns antigos, como "Rid of Me", lançado em 1993, quanto temas do álbum "I Inside the Old I Dying", lançado no ano passado.

Os presentes puderam assistir não só a um espetáculo musical, mas também a um espetáculo de cores no céu atrás do palco, à medida que anoitecia. Ao longo do concerto, o céu tornou-se cada vez mais intenso, pintando-se de vermelho, rosa e roxo.

SZA foi a responsável por encerrar o primeiro dia do festival no palco principal, trazendo o R&B ao Parque da Cidade do Porto. Pouco antes das 23:40, muitos espectadores corriam dos palcos secundários para o palco principal. Quando as luzes do palco se apagaram, os gritos de excitação tomaram conta do público, demonstrando a grande expectativa para esta estreia em território nacional. É importante notar que a artista norte-americana não se deixou fotografar pela comunicação social durante a sua atuação, mantendo a exclusividade da sua imagem para o público presente.

A cantora iniciou o concerto no topo de uma plataforma, num palco que lembrava um grande navio de carga, completo com boias de salvamento, vários bailarinos e a sua banda. A atuação da artista norte-americana no Primavera Sound Porto fez parte da digressão de apresentação do seu mais recente álbum, "SOS". Do início ao fim do concerto, o público cantou e dançou com entusiasmo, destacando-se temas como "Broken Clocks", "Ghost in the Machine" e "Blind".

Conhecida pelas suas colaborações com outros grandes artistas, SZA levou os fãs ao delírio ao apresentar no Primavera Sound Porto canções como "Kiss Me More" (com Doja Cat) e "Love Galore" (com Travis Scott).

Hoje, o Parque da Cidade do Porto volta a receber o festival Primavera Sound. No dia em que Lana Del Rey subirá ao Palco Porto, os bilhetes encontram-se esgotados.