Festival da Eurovisão: artista dos Países Baixos expulso da final
O concorrente dos Países Baixos foi expulso da grande final do Festival da Eurovisão. A União Europeia de Radiodifusão afirmou em comunicado que "Mantém uma política de tolerância zero em relação a comportamentos inadequados". Apenas 25 concorrentes irão atuar este sábado na Malmö Arena, na Suécia.
Joost Klein, o representante dos Países Baixos no Festival da Eurovisão, foi expulso da final, que ocorrerá este sábado em Malmö, Suécia.
A União Europeia de Radiodifusão (UER) justificou a decisão citando um incidente nos bastidores em que o intérprete de "Europapa" teria ameaçado uma membro da equipa de produção. Este comportamento levou à sua exclusão dos ensaios gerais na passada sexta-feira e, posteriormente, da competição.
A UER reforçou que nenhum outro artista ou membro das delegações esteve envolvido no incidente, destacando a política de tolerância zero para comportamentos inadequados e a importância de manter um ambiente seguro para todos os participantes e trabalhadores do festival.
O incidente com Klein também incluiu um desentendimento durante a segunda semifinal, após uma pergunta controversa a Eden Golan, representante de Israel, que foi prontamente interrompida pela organização.
Com a expulsão de Klein, a final da 68.ª edição Festival da Eurovisão contará com 25 concorrentes, com a portuguesa Iolanda a atuar em 17º lugar (na votação assume o 18º lugar, a ordem não muda). A final será transmitida pela RTP, a partir das 20h00.
Veja aqui a participação do representante dos Países Baixos na semifinal do concurso: