Portugal confirma participação no Festival Eurovisão da Canção 2026
NAPA na Green Room do Festival Eurovisão da Canção 2025 / Alma Bengtsson (EBU)
A RTP confirma a participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2026, após a UER autorizar a presença de Israel no concurso. Espanha decide retirar-se da competição.
Portugal confirma a participação no Festival Eurovisão da Canção 2026, que decorre em Viena entre 12 e 16 de maio. A decisão segue-se à autorização da União Europeia de Radiodifusão para a presença de Israel na próxima edição.
Num comunicado divulgado esta quinta-feira, a RTP indica que a Assembleia Geral da UER aprovou alterações às regras de votação, com o objetivo de reforçar a confiança, a transparência e a neutralidade do concurso. A estação pública refere que Portugal votou a favor dessas mudanças, tal como a maioria dos países membros, e que essa decisão sustenta a participação nacional em 2026.
Segundo a Reuters, os membros da UER aprovaram novas regras destinadas a travar promoção excessiva das canções por parte de governos ou terceiros, após alegações de que Israel impulsionou de forma irregular a sua candidatura de 2025.
Eslovénia, Espanha, Irlanda, Islândia e Países Baixos já anunciaram a intenção de não participar no Festival Eurovisão da Canção caso Israel esteja presente. Espanha confirma agora oficialmente a saída, posição assumida em setembro. O país integra o "Big 5", grupo que reúne os maiores financiadores do festival.
A Alemanha, também no "Big 5", ameaçou abandonar o concurso se Israel fosse excluído. Itália, Reino Unido e França completam este conjunto, que tem acesso direto à final.