RTP não confirma presença de Portugal na Eurovisão 2026

NAPA na Green Room do Festival Eurovisão da Canção 2025.

NAPA na Green Room do Festival Eurovisão da Canção 2025 / Alma Bengtsson (EBU)

A RTP ainda não confirmou se o vencedor do Festival da Canção 2026 irá representar Portugal na Eurovisão. Espanha, Irlanda, Países Baixos e Eslovénia já anunciaram boicote caso Israel participe.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025, às 20:15
Publicidade

O vencedor do Festival da Canção 2026 não tem presença assegurada na Eurovisão, ao contrário do que acontece habitualmente. Nos regulamentos pode ler-se que "a canção vencedora fica habilitada a representar a RTP no Eurovision Song Contest", o que deixa em aberto a decisão final da televisão pública.

Segundo a TSF, a RTP e a União Europeia de Radiodifusão (UER) deverão discutir o assunto na próxima semana. Até agora, a estação não clarificou se a participação portuguesa estará condicionada pela presença de Israel no concurso.

Recorde-se que vários países já confirmaram que não vão participar no Festival Eurovisão da Canção caso Israel se mantenha no concurso. Entre eles estão Espanha, Países Baixos, Irlanda e Eslovénia.

"Como organizadores conjuntos da Eurovisão, partilhamos uma responsabilidade coletiva", afirmou José Pablo López, presidente da RTVE. "Apesar de Israel participar regularmente na competição, os eventos atuais e o genocídio em curso tornam impossível olharmos para o lado."

Em julho, a UER iniciou um processo de consulta às 37 emissoras dos países que participaram este ano. A decisão sobre a presença na edição de 2026 deve ser comunicada até outubro, prazo que foi entretanto prolongado até dezembro. O concurso decorrerá em Viena, Áustria, em maio de 2026.

Em entrevista à TSF, Salvador Sobral defendeu que Portugal deve ficar de fora da Eurovisão caso Israel participe. O cantor, vencedor da edição de 2017, afirmou que "toda a arte é política" e lamentou a "dualidade de critérios", recordando que a Rússia foi expulsa após a invasão da Ucrânia. "Desde que o genocídio é declarado, é óbvio que Israel não pode estar na Eurovisão a cantar canções de circo", sublinhou.

Última atualização: quarta-feira, 17 de setembro de 2025, às 20:25