Chris Martin confirma que os Coldplay só vão lançar mais três álbuns, mas não é o fim da banda

Chris Martin dos Coldplay, 2024.

Chris Martin, vocalista dos Coldplay / Getty Images

Os Coldplay repetem que só vão lançar mais três álbuns, como anunciaram há três anos, mas garantem que isso não será o fim da banda. O próximo álbum, "Moon Music", será lançado já esta sexta-feira.

terça-feira, 1 de outubro de 2024, às 18:11
Publicidade

Os Coldplay reafirmaram que só vão lançar mais três álbuns, mas garantem que isso não marcará o fim da banda. O próximo álbum, Moon Music, com lançamento previsto para esta sexta-feira, será o antepenúltimo da carreira da banda britânica.

Esta decisão, anunciada pela primeira vez por Chris Martin em 2021 e reiterada em 2022, voltou a causar alvoroço na imprensa após novas declarações do vocalista, dias antes da chegada do novo disco. "Vamos fazer apenas 12 álbuns. É mesmo a sério, prometo", afirmou Martin no podcast de Zane Lowe, na Apple Music, acrescentando com humor: "Menos é mais, e para alguns críticos muito menos seria muito mais. É muito importante termos esse limite".

Questionado sobre a escolha do número "12", Chris Martin explicou que se inspiraram em alguns dos seus ídolos. "Há apenas sete livros de Harry Potter e cerca de 12 álbuns dos Beatles. O mesmo se aplica a Bob Marley. Todos os nossos heróis seguiram um caminho semelhante. Impor esse limite garante um controlo de qualidade tão elevado que quase nenhuma música consegue entrar no álbum, o que é ótimo".

Chris Martin voltou a reafirmar o que já tinha mencionado há dois e três anos: a banda vai parar de lançar novos álbuns até 2025. Numa entrevista à BBC Radio 2 em 2021, o vocalista já tinha explicado que, após esses últimos lançamentos, os Coldplay vão concentrar-se em digressões e, possivelmente, algumas colaborações, mas não planeiam criar mais álbuns de estúdio.

O fim dos álbuns não marca o fim dos Coldplay. "De uma forma ou de outra, vamos continuar", garantiu Chris Martin. "Não sei de onde vêm as músicas ou as ideias, mas há uns quatro ou cinco anos que sinto que é assim que devemos terminar. Confio nisso da mesma forma que confio nas músicas."

A atual digressão mundial, Music of the Spheres, que passou por Portugal em maio de 2023, vai terminar em setembro de 2025, em Londres, mas antes ainda irá passar na Ásia e na Oceânia. .