Imagem de apresentação de Um mar de emoções e elegância: A 19ª visita dos The National a Portugal
The National / Paulo Pinho

Um mar de emoções e elegância: A 19ª visita dos The National a Portugal

Noite inesquecível e com lotação esgotada no Super Bock Arena, no Porto: os The National brindaram os fãs portugueses com um repertório diversificado, abrangendo novos sucessos e clássicos da banda. Matt Berninger proporcionou um momento único ao interagir diretamente com a plateia. O grupo de Ohio segue hoje para Lisboa para dois concertos seguidos no Sagres Campo Pequeno.

Imagem de perfil de Ana Quintanilha
Ana Quintanilha
Jornalista
Imagem de perfil de Paulo Pinho
Paulo Pinho
Fotógrafo
Sexta-feira, 6 de Outubro de 2023, às 10:27

Os The National brindaram o Super Bock Arena, no Porto, com a sua 19ª apresentação em solo português. Com lotação esgotada, a sala reuniu 8 mil pessoas, sublinhando a ligação duradoura da banda com o público português. O grupo de Ohio segue hoje para Lisboa, onde dará dois concertos no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa.

O concerto teve como destaque as novas músicas dos álbuns "First two pages of Frankenstein" e "Laugh track". Mas também teve lugar para hits antigos como "Alligator" e "Boxer". A presença de instrumentos de sopro metálicos, como trompete e clarinete, deu um toque especial e luxuoso ao som da banda.

Matt Berninger, com o seu inconfundível fato escuro, teve um momento de conexão intensa com o público. No clímax do espetáculo, durante "Mr. November", desceu ao convívio dos fãs, proporcionando um dos pontos mais altos da noite. A plateia respondeu com a mesma energia, numa troca genuína de afetos. Nos momentos mais intensos, algumas imperfeições acústicas emergiram, mas nada que eclipsasse a qualidade da apresentação.

A banda explorou diversos estilos, desde o íntimo ao épico. A setlist não teve uma sequência fixa, refletindo o caráter versátil dos seus álbuns. Apesar de algumas imperfeições acústicas nos pontos mais altos do concerto, a qualidade da apresentação não foi comprometida.

Fãs de várias gerações marcaram presença, evidenciando a habilidade da banda em conquistar novos seguidores sem perder os mais antigos. A primeira parte do concerto ficou a cargo de Bartees Strange, músico britânico-americano, que aqueceu a sala para o "prato principal".

O concerto iniciou-se com um ligeiro atraso, mas quem se importa quando se tem uma noite para recordar? Com os próximos concertos em Lisboa, os The National somarão 21 passagens por Portugal. E não há dúvidas, esta relação é construída de amor mútuo e respeito artístico.

Setlist: Once Upon A Poolside, Eucalyptus, Tropic Morning News, Demons, Sea Of Love, Bloodbuzz, System, Slow Show, Conversation 16, Runaway, Humiliation > Murder Me Rachael, Karen, Lit Up, Alien, Grease In Your Hair, Turn Off The House, Smoke Detector, Day I Die, Light Years, England, Graceless, Fake Empire, About Today, Laugh Track, Mr. November, Terrible Love, Space Invader, Vanderlyle