Imagem de apresentação de Benjamin Clementine trouxe o seu mundo ao Porto
Benjamin Clementine / Paulo Pinho

Benjamin Clementine trouxe o seu mundo ao Porto

Benjamin Clementine atuou numa Super Bock Arena esgotada. A passagem do artista inglês por Portugal contou com dois concertos, um em Lisboa e um no Porto.

Imagem de perfil de Catarina Freitas
Catarina Freitas
Jornalista
Imagem de perfil de Paulo Pinho
Paulo Pinho
Fotógrafo
Domingo, 24 de Setembro de 2023, às 01:29

Um dia depois de atuar no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, Benjamin Clementine atuou para uma Super Bock Arena cheia. Os concertos inserem-se na tour de apresentação do seu álbum mais recente "And I Have Been".

Entrou, sorriu ao público calmamente como se estivesse a absorver aquele momento e sentou-se ao piano. Ouviam-se os primeiros acordes de "Atonement", tema presente no seu álbum editado o ano passado. Já com banda completa, durante duas horas, Benjamin Clementine envolveu o público no seu mundo.

Apresentou temas do novo álbum como "Residue", "Delighted" e "Difference", mas foram as canções mais antigas que entusiasmaram mais o público. "Winston Churchill’s Boy" (2015) arrancou um aplauso logo nos primeiros acordes e "Condolence" (2015) mereceu uma ovação de pé.

Enquanto a voz imponente do compositor londrino era escutada, uma projeção dele próprio era apresentada, às vezes acompanhada de vários bailarinos. Benjamin Clementine tomou conta do palco e do público: enquanto tocava piano, manipulava a mesa de mistura, dirigia o quarteto de cordas e ainda fez do público o seu coro.

O artista terminou o concerto assim como começou: o artista sozinho em palco ao piano. "I Won't Complain” foi a escolha para terminar o seu concerto de forma apoteótica.

Benjamin Clementine estreou-se em 2015 em terras portuguesas e desde então já deu mais de 20 concertos em Portugal e o público espera que este não tenha sido o último.

Setlist: Atonement, Residue, Gypsy, Delighted, Difference, Phantom of Alleppoville, Churchill's Boy, Adios, God Save The Jungle, Cornerstone, Auxilliary, Nemisis, Copening, London, Genesis, I Won't Complain