Reunião dos Oasis: Comissão Europeia investiga "preços dinâmicos" da Ticketmaster
A Comissão Europeia está a investigar a prática de preços dinâmicos da Ticketmaster, que tem gerado controvérsia devido à venda de bilhetes para a reunião dos Oasis no Reino Unido e Irlanda.
A Comissão Europeia iniciou uma investigação à prática da Ticketmaster de aumentar os preços dos bilhetes de concertos com base na procura, conhecidos como "preços dinâmicos". Esta situação tem estado no centro da polémica no Reino Unido e na Irlanda, a propósito da venda de bilhetes para os aguardados concertos de reunião dos Oasis.
A instituição europeia, que é responsável por implementar as decisões do Parlamento Europeu, confirmou ao jornal The Guardian que está a avaliar a legalidade dos preços dinâmicos no âmbito de um controlo da qualidade da legislação de proteção ao consumidor na União Europeia. Eurodeputados poderão debater possíveis soluções, incluindo a proibição desta prática.
Apesar de o porta-voz do regulador ter afirmado que a prática em si não é ilegal, levantam-se dúvidas sobre a forma como foi aplicada, em particular quando os preços aumentam depois de os bilhetes já estarem no carrinho de compras online. "A legislação de proteção ao consumidor exige que as empresas sejam justas e transparentes. Devem fornecer informações claras sobre os preços. Caso contrário, podem estar a violar a lei", disse o representante.
Lara Wolters, eurodeputada do Partido Trabalhista neerlandês, defendeu a necessidade de uma nova legislação que proteja os consumidores contra esta prática. "As grandes plataformas de venda de bilhetes são as únicas que lucram com isto, excluindo os fãs dos concertos. As empresas sabem mais sobre os clientes do que os clientes sobre elas. Este sistema procura maximizar o lucro, em vez de garantir a presença dos maiores fãs de um artista", afirmou.
No Reino Unido, os preços dos bilhetes para os concertos dos Oasis chegaram a subir de 135 para 350 libras (160 para 416 euros). A Ticketmaster defende que a sua prática é semelhante à utilizada por companhias aéreas e hotéis, onde os preços aumentam conforme a procura. Segundo a empresa, os preços são definidos pelos artistas e seus representantes. Nem os Oasis nem a sua equipa de gestão se pronunciaram até ao momento.