Nelly Furtado anuncia que vai deixar os palcos

Nelly Furtado.

Nelly Furtado

A cantora luso-descendente Nelly Furtado celebrou o 25.º aniversário do álbum de estreia, "Whoa, Nelly!", com uma mensagem de despedida onde revela uma "mudança de fase" e a vontade de procurar novos desafios pessoais e criativos.

sábado, 25 de outubro de 2025, às 17:38
Publicidade

Nelly Furtado anunciou que se prepara para abandonar os palcos num "futuro próximo". A artista de origem portuguesa partilhou a decisão nas redes sociais, onde afirmou que sente necessidade de uma mudança de rumo, tanto a nível artístico como pessoal.

Na publicação em que assinala o 25.º aniversário do álbum de estreia, "Whoa, Nelly!", Nelly Furtado recordou o percurso da sua carreira e partilhou uma mensagem de despedida: "Amei a minha carreira e continuo a amar escrever música. Sempre encarei isso como um passatempo que tive a sorte de transformar em profissão. Serei sempre compositora."

Nelly Furtado disse estar feliz por ver a sua música chegar a uma nova geração e descreveu como "incrível e comovente" o facto de tantas pessoas redescobrirem as suas canções. "Foi especial voltar aos palcos e sentir de perto o poder duradouro da boa música. Fez-me voltar a acreditar na magia."

Com 46 anos e uma carreira que conta com sete álbuns de estúdio desde 2000, Nelly Furtado é autora de alguns dos maiores êxitos do início do século, como "I’m Like a Bird" e "Maneater". O álbum "Loose", lançado em 2006, ultrapassou os dez milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Em 2014, foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Thumbnail do vídeo

Nos últimos anos, depois de uma pausa prolongada, voltou aos palcos, com destaque para o concerto no North Music Festival, no Porto, em 2024, o primeiro em Portugal desde 2011. Nesse período, passou também a usar as redes sociais como espaço de expressão, onde aborda temas como a aceitação corporal e o amor-próprio.

No início de 2025, partilhou uma das suas resoluções para o ano: adotar a "neutralidade corporal". "Celebrem-se livremente, valorizem a vossa individualidade e entendam que é perfeitamente possível sentirem-se bem com o que veem ao espelho", escreveu então.

Última atualização: sábado, 25 de outubro de 2025, às 20:59