Moeda dedicada aos Xutos & Pontapés já em circulação

Xutos & Pontapés.

Xutos & Pontapés

O Banco de Portugal lançou uma moeda de coleção de cinco euros dedicada aos Xutos & Pontapés, no âmbito da série "Músicos Portugueses". A moeda foi desenhada por Tó Trips.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024, às 19:00
Publicidade

O Banco de Portugal colocou esta terça-feira em circulação uma moeda de coleção com o valor de cinco euros, dedicada aos Xutos & Pontapés, no âmbito da série "Músicos Portugueses", lançada no ano passado com uma moeda dedicada a José Afonso.

A moeda foi desenhada pelo guitarrista Tó Trips e apresenta, de um dos lados, um X formado por braços, um gesto icónico dos fãs da banda nos seus concertos. No lado oposto, estão inscritas as palavras "Xutos & Pontapés" e "Rock 'n' Roll desde 1979", acompanhadas pela letra "X", símbolo da banda.

Moeda Xutos & Pontapés.

Os Xutos & Pontapés deram o seu primeiro concerto há 45 anos, a 13 de janeiro de 1979, no salão de baile dos Alunos de Apolo, em Lisboa. Na altura, a banda, ainda com o nome de Delirium Tremens e depois Beijinhos e Parabéns, era composta por Zé Pedro, Kalú, Tim e Zé Leonel, fortemente influenciados pelo punk rock. Com o passar dos anos, a banda foi mudando de formação, com a saída de Zé Leonel e a entrada de João Cabeleira e Gui.

Quarenta e cinco anos depois, os Xutos & Pontapés continuam a ser uma das bandas mais icónicas da música portuguesa, com uma carreira repleta de sucessos e uma legião de fãs de várias gerações. Mesmo após a morte do guitarrista Zé Pedro, em 2017, a banda manteve-se ativa com Tim, João Cabeleira, Gui e Kalú. Em 2019, lançaram o duplo álbum “40 Anos a Dar no Duro”, que reúne 40 das músicas mais importantes da sua carreira.

Para assinalar os 45 anos de carreira e o aniversário de Zé Pedro, a banda dará um concerto no Porto a 14 de setembro, dia em que o guitarrista completaria 68 anos. O espetáculo contará com muitos dos sucessos da banda, como "Contentores", "A minha casinha", "O homem do leme" e "Circo de Feras", e a primeira parte ficará a cargo de Meu General e Conjunto!Evite.

Comunicado pela Agência Lusa.