Grammys: todos os vencedores da noite em que Kendrick Lamar foi o grande destaque.

Kendrick Lamar.

Kendrick Lamar / Getty Images

Beyoncé foi a artista mais nomeada, mas Kendrick Lamar dominou a noite com cinco prémios Grammy. A cantora, por sua vez, conquistou pela primeira vez o prémio de "Álbum do Ano".

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025, às 12:50
Publicidade

Kendrick Lamar foi o grande vencedor da noite dos Grammys, com cinco prémios, incluindo "Record of the Year" e "Song of the Year", conquistados com "Not Like Us", tema de 2024 relacionado com a sua disputa com Drake. A cerimónia ocorreu este domingo, na Arena Crypto.com, em Los Angeles, Estados Unidos. Foi a primeira vez que Kendrick venceu estas duas categorias e dedicou o prémio de "Record of the Year" à cidade de Los Angeles, afetada pelos recentes incêndios.

Thumbnail do vídeo

Kendrick não foi, no entanto, o único a sorrir ao longo da noite. Beyoncé, que estava nomeada em 11 categorias, venceu três Grammys – mas em duas delas fez história: tornou-se na primeira mulher negra a conquistar o Grammy de "Best Country Album", por "Cowboy Carter", e venceu, pela primeira vez na carreira, o Grammy de "Album of the Year".

Thumbnail do vídeo

Sabrina Carpenter destacou-se ao conquistar três Grammys: "Best Pop Solo Performance", "Best Pop Vocal Album" e "Best Remixed Recording". A rapper Doechii tornou-se a terceira mulher a ganhar o Grammy de "Best Rap Album" por "Alligator Bites Never Heal". Charli XCX também fez história, ao conquistar os seus três primeiros Grammys: "Best Dance/Electronic Album" por "Brat", "Best Recording Package" e "Best Pop/Dance Recording".

Chappell Roan venceu o Grammy de "Best New Artist" e aproveitou o momento para criticar a indústria discográfica. A cantora exigiu melhor proteção para os artistas, com salários dignos e acesso a cuidados de saúde, e perguntou se a indústria está disposta a retribuir.

Thumbnail do vídeo

A cerimónia ficou marcada pelos incêndios em Los Angeles, com a angariação de fundos para as vítimas e homenagens à cidade. Dawes, John Legend, Brad Paisley e Sheryl Crow cantaram "I Love L.A.", enquanto Lady Gaga e Bruno Mars interpretaram "California Dreamin".

Shakira fez o seu regresso aos Grammys após dezoito anos e venceu na categoria de "Best Latin Pop Album". A artista colombiana subiu ao palco e interpretou "Ojos Asi" e "Bzrp Music Sessions, Vol. 53". Stevie Wonder e Janelle Monáe homenagearam o falecido produtor Quincy Jones com um medley de clássicos como "Fly Me to the Moon", "Let the Good Times Roll", "We Are the World" e "Don't Stop 'Til You Get Enough".

A maior surpresa foi a presença de The Weeknd. O artista canadiano, que em 2020 prometeu boicotar a cerimónia, regressou para interpretar dois temas do seu novo álbum, "Hurry Up Tomorrow".

Sierra Ferrell foi a segunda grande vencedora da noite, ao conquistar quatro Grammys. St. Vincent, que atua no NOS Alive, ganhou três, incluindo o de "Best Alternative Album". "Now and Then", dos Beatles, venceu o Grammy de "Best Rock Performance". Sheila E., nomeada pela primeira vez em 1985, ganhou o Grammy de "Best Global Music Performance" com Gloria Estefan e Mimy Succar. Jimmy Carter, falecido a 29 de dezembro, ganhou um Grammy póstumo aos 100 anos pelo audiolivro "Last Sunday in Plains: A Centennial Celebration".

Lista completa de vencedores:

Record of the Year: Kendrick Lamar - "Not Like Us"
Album of the Year: Beyoncé - "Cowboy Carter"
Song of the Year: Kendrick Lamar - "Not Like Us"
Best New Artist: Chappell Roan
Best Pop Solo Performance: Sabrina Carpenter - "Espresso"
Best Pop Duo/Group Performance: Lady Gaga & Bruno Mars - "Die With a Smile"
Best Pop Vocal Album: Sabrina Carpenter - "Short n' Sweet"
Best Dance/Electronic Recording: Justice & Tame Impala - "Neverender"
Best Dance/Pop Recording: Charli XCX - "Von Dutch"
Best Dance/Electronic Album: Charli XCX - "Brat"
Best Rock Performance: The Beatles - "Now and Then"
Best Metal Performance: Gojira, Marina Viotti & Victor le Masne - "Mea Culpa (Ah! Ça ira!)"
Best Rock Song: St. Vincent - "Broken Man"
Best Rock Album: The Rolling Stones - "Hackney Diamonds"
Best Alternative Performance: St. Vincent - "Flea"
Best Alternative Album: St. Vincent - "All Born Screaming"
Best R&B Performance: Muni Long - "Made for Me (Live on BET)"
Best R&B Song: SZA - "Saturn"
Best R&B Album: Chris Brown - "11:11 (Deluxe)"
Best Rap Performance: Kendrick Lamar - "Not Like Us"
Best Rap Song: Kendrick Lamar - "Not Like Us"
Best Rap Album: Doechii - "Alligator Bites Never Heal"
Best Music Video: Kendrick Lamar - "Not Like Us"

Última atualização: quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025, às 14:39

Relacionados