Gogol Bordello retiram Bob Vylan da digressão europeia que passa por Portugal

Bob Vylan no festival Glastonbury 2025.

Bob Vylan / Getty Images

O duo britânico Bob Vylan deixou de integrar a digressão dos Gogol Bordello, que inclui concertos em Lisboa e no Porto, após declarações contra o exército de Israel feitas em Glastonbury.

segunda-feira, 14 de julho de 2025, às 23:02
Publicidade

Os Bob Vylan cancelaram a participação na digressão europeia dos Gogol Bordello, que passava por Lisboa e pelo Porto a 11 e 12 de outubro, respetivamente, onde estavam anunciados como banda de abertura.

Inicialmente, a dupla britânica justificou o cancelamento com "questões logísticas" através de uma publicação nas redes sociais, onde garantiu estar a preparar um regresso aos festivais europeus.

No entanto, os Gogol Bordello vieram entretanto esclarecer os motivos. Segundo a banda, a exclusão dos Bob Vylan resultou de declarações feitas durante o concerto destes no festival de Glastonbury, onde proferiram cânticos contra o exército de Israel. De acordo com o comunicado, a promotora responsável pelos concertos conjuntos na Alemanha terá decidido cancelar a atuação dos Bob Vylan.

"Esta não foi uma decisão nossa", afirmaram os Gogol Bordello. "No rescaldo dessa decisão, decidimos retirar os Bob Vylan desta digressão, até podermos compreender a situação na íntegra."

A banda acrescentou que manteve contacto com o duo e avaliou a possibilidade de os reintegrar noutras datas. "Infelizmente, e por razões logísticas, a sua participação nesta digressão acabou por não ser viável. Tentámos encontrar uma solução em conjunto, mas não foi possível."

No mesmo comunicado, os Gogol Bordello sublinharam que a banda é composta por membros de várias nacionalidades e que promove a compreensão entre culturas, bem como a liberdade de expressão "a partir de todas as perspectivas".

Última atualização: domingo, 20 de julho de 2025, às 15:35