Sigur Rós anunciam concertos no Porto e em Lisboa com orquestra
Sigur Rós / Chloe Kritharas
A banda islandesa Sigur Rós regressa a Portugal em setembro para dois concertos no Porto e em Lisboa, acompanhados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa e pelo Coro Ricercare.
Os Sigur Rós atuam a 13 de setembro no Coliseu Porto Ageas, no Porto, e a 17 de setembro no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa. Os espetáculos fazem parte de uma digressão mundial única, na qual o grupo se apresenta ao lado de orquestras locais para tocar o álbum mais recente, "ÁTTA" (2023), e revisitar momentos marcantes da carreira, incluindo temas de "Takk…", disco que celebra 20 anos este ano.
Desde 2022, os Sigur Rós apresentam-se ao lado de orquestras em palco. "Estamos muito animados para voltar aos concertos com orquestra em setembro. É sempre muito especial estar no meio de uma orquestra, rodeados por tantos músicos fantásticos, com quem temos tocado nos últimos quatro anos", afirma o pianista Kjartan Sveinsson.
Formados em 1994 em Reiquiavique, os Sigur Rós são uma das bandas mais influentes do pós-rock mundial, conhecidos pelo som etéreo, pela voz em falsete e pelo uso de guitarra com arco. O trio é composto por Jónsi Birgisson (voz e guitarra), Georg Hólm (baixo) e Kjartan Sveinsson (teclados). A discografia inclui álbuns como "Ágætis Byrjun" (1999), "( )" (2002) e "Takk…" (2005), que os projetou internacionalmente e vendeu mais de 200 mil cópias nos Estados Unidos.
Os bilhetes para o Coliseu Porto Ageas custam entre 40 e 140 euros e para o Sagres Campo Pequeno entre 32 e 140 euros. A venda geral arranca a 20 de março às 10h00 nos locais habituais, com pré-venda para subscritores da newsletter da Everything Is New a 19 de março, também às 10h00.