MTV encerra últimos canais dedicados a videoclipes
MTV
A MTV encerrou os últimos canais de televisão dedicados exclusivamente a videoclipes com a transmissão de "Video Killed The Radio Star" dos The Buggles, a mesma canção que inaugurou a estação em 1981.
Conforme anunciado em outubro, a MTV encerrou as emissões dos canais MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live no Reino Unido no último dia do ano. Os canais foram removidos das plataformas Sky e Virgin Media, enquanto o canal principal MTV permanece ativo e deverá continuar a transmitir principalmente programas de reality shows.
Como despedida simbólica, os canais transmitiram o videoclipe de "Video Killed The Radio Star", o clássico new wave de 1979 dos The Buggles que foi também o primeiro vídeo transmitido pela MTV aquando do lançamento da estação nos Estados Unidos em 1981.
A Paramount Skydance encerrou igualmente os mesmos canais na Irlanda, Alemanha, Áustria, Polónia, França, Hungria e Austrália.
Os hábitos de consumo de música sofreram uma transformação significativa desde o auge dos canais, com os videoclipes a serem atualmente consumidos maioritariamente no YouTube e redes sociais em detrimento da televisão. A MTV UK deixou de transmitir videoclipes no canal principal em 2011, direcionando toda a programação musical para os canais secundários, com exceção dos MTV European Music Awards anuais.
Após a fusão entre a Paramount Global e a Skydance Media num acordo de 8 mil milhões de dólares (cerca de 7,6 mil milhões de euros) em agosto, o CEO David Ellison manifestou intenção de reduzir custos. Existem especulações sobre a possível transformação da MTV num serviço de streaming online para competir com o YouTube e o Spotify.