Morreu Liam Payne, ex-membro dos One Direction. Tinha 31 anos

Liam Payne.

Liam Payne / Getty Images

Liam Payne, ex-integrante da banda One Direction, foi encontrado morto em Buenos Aires após cair do terceiro andar de um hotel. O cantor britânico, de 31 anos, deixa um filho e uma carreira marcada pelo sucesso global com os One Direction e pela luta contra o vício em álcool e drogas.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024, às 10:57
Publicidade

Liam Payne, cantor britânico e ex-membro da boysband One Direction, foi encontrado morto esta quarta-feira em Buenos Aires, Argentina. O artista, de 31 anos, faleceu após cair do terceiro andar do Hotel CasaSur, onde estava hospedado. As autoridades argentinas receberam um alerta por volta das 17h locais (21h em Lisboa) sobre um "homem agressivo, possivelmente sob o efeito de drogas ou álcool", de acordo com o jornal La Nación. Momentos depois, foi confirmada a morte de Liam Payne.

Imediações do hotel CasaSur, Buenos Aires, onde Liam Payne foi encontrado morto, 2024.

Imediações do Hotel CasaSur, em Buenos Aires, na Argentina, onde Liam Payne foi encontrado morto / Natacha Pisarenko

O compositor e guitarrista, que ganhou notoriedade mundial como parte dos One Direction, foi encontrado no pátio do hotel, depois de cair de uma altura de aproximadamente 10 a 15 metros. O diretor dos serviços de emergência de Buenos Aires, Alberto Crescenti, confirmou que os ferimentos graves resultantes da queda causaram a morte imediata do cantor. As circunstâncias da tragédia estão a ser investigadas e será realizada uma autópsia para esclarecer as causas da morte.

Payne encontrava-se em Buenos Aires para assistir ao concerto do seu ex-colega de banda, Niall Horan.

Problemas com álcool e drogas

Liam Payne já tinha falado abertamente sobre as suas lutas com o álcool e o uso de medicamentos, especialmente durante os anos em que integrava os One Direction. No ano passado, o cantor revelou que passou mais de 100 dias numa clínica de reabilitação nos Estados Unidos, tentando superar os seus problemas. Desde cedo, Payne enfrentou problemas de saúde, tendo passado parte da infância em hospitais devido a complicações renais.

Nascido a 29 de agosto de 1993, em Wolverhampton, Reino Unido, Payne ganhou notoriedade após participar no programa de talentos The X-Factor, em 2010. Foi então selecionado para formar os One Direction, que se tornaram num dos maiores fenómenos musicais a nível mundial, vendendo mais de 70 milhões de discos até à separação em 2016.

Carreira a solo

Após a dissolução dos One Direction, Liam Payne, à semelhança dos restantes membros da banda – Harry Styles, Zayn Malik, Niall Horan e Louis Tomlinson – seguiu uma carreira a solo. Em 2019, lançou o seu único álbum, LP1, que inclui os singles Strip That Down (com Quavo) e For You (com Rita Ora). Ambos os temas alcançaram o top 10 das tabelas de sucesso. A sua última canção, Teardrops, foi lançada em março deste ano.

Apesar de nunca ter atuado a solo em Portugal, Payne subiu ao palco com os One Direction em Lisboa, na MEO Arena, em 2013, e no Estádio do Dragão, no Porto, em 2014.

Acusações e controvérsias recentes

Nos últimos tempos, Payne enfrentou problemas pessoais e controvérsias na sequência de revelações feitas pela sua ex-noiva, Maya Henry. A modelo norte-americana acusou-o de assédio e revelou que Payne teria usado a sua base de fãs para se proteger. Esta situação agravou-se quando Maya Henry lançou um livro de ficção baseado na sua vida, onde relatava a relação com um ex-cantor de uma boysband, retratando-o como alguém viciado e com temperamento imprevisível.

Payne, que recebeu uma intimação judicial para cessar os contactos com Maya Henry e os seus familiares, estava a ser alvo de duras críticas nas redes sociais.

As investigações sobre as circunstâncias da morte de Liam Payne continuam, sendo aguardados mais detalhes após a autópsia.