Biffy Clyro no Sagres Campo Pequeno: noite de rock sem James Johnston

Biffy Clyro apresentam "Futique" no Sagres Campo Pequeno, Lisboa, 2026.

Biffy Clyro / Perci

Os escoceses Biffy Clyro regressaram a Lisboa sem James Johnston, substituído por Naomi Macleod. Numa noite de energia crua e refrões épicos no Sagres Campo Pequeno, apresentaram "Futique", o décimo álbum de estúdio.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, às 21:00
Publicidade

Os Biffy Clyro subiram ontem ao palco do Sagres Campo Pequeno sem a presença do baixista e membro fundador James Johnston, que está afastado desta digressão após revelar problemas de saúde mental e dependência de substâncias, tendo sido substituído por Naomi Macleod, baixista dos Bitch Falcon e colaboradora de Simon Neil no projeto Empire State Bastard.

A banda escocesa apresentou "The Futique Tour", digressão de apresentação do décimo álbum de estúdio editado em setembro de 2025. Com a sala bem composta, o público respondeu com entusiasmo do primeiro ao último tema.

A noite teve abertura de Bartees Strange, músico norte-americano nascido em Inglaterra que atravessa géneros como indie rock, eletrónica, folk e hip-hop, com um percurso que inclui trabalho na administração de Barack Obama e passagens por bandas hardcore em Washington D.C. e Brooklyn.

Bartees Strange apresentou cinco temas, incluindo "Boomer", single do álbum de estreia "Live Forever" (2020) que mistura rap com acordes pop-punk, sendo que o músico, que ganhou reconhecimento com um EP de versões de temas dos The National em 2020, editou o seu terceiro álbum "Horror" em fevereiro de 2025, coproduzido com Jack Antonoff.

Fotografias: Perci

Os Biffy Clyro arrancaram o concerto com "A Little Love", primeiro single de "Futique", e mantiveram um ritmo elevado ao longo dos 23 temas, com um alinhamento que incluiu clássicos como "Mountains", "Black Chandelier", "The Captain" e "Many of Horror", tema que Matt Cardle transformou em single número um no Natal de 2010 no Reino Unido após vencer o programa The X Factor.

A banda escocesa, formada por Simon Neil (voz e guitarra), Ben Johnston (bateria) e agora Naomi Macleod no baixo, manteve uma ligação constante ao público português, numa noite onde os refrões épicos e a energia crua marcaram um concerto em que a ausência de James Johnston não comprometeu a entrega da banda.

Fotografias: Perci

O concerto ficou marcado pela relação próxima com os fãs portugueses, numa noite onde os Biffy Clyro confirmaram porque são uma das bandas de rock mais respeitadas do Reino Unido, com três álbuns número um nas tabelas britânicas e presenças regulares nos principais festivais europeus.

A Little Love
Hunting Season
That Golden Rule
Who's Got a Match?
Shot One
Space
Wolves of Winter
Tiny Indoor Fireworks
Goodbye
Friendshipping
Biblical
A Thousand and One
Different People
A Hunger in Your Haunt
Black Chandelier
Instant History
Two People in Love
Mountains
Machines
The Captain
Living Is a Problem Because Everything Dies
Bubbles
Many of Horror

Última atualização: sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, às 22:08