Qui, 27 Fev às 14:17

Nos Jardins do Marquês, "O amor está de volta. Tom Jobim vive!"

Um dos grandes nomes da música brasileira, Tom Jobim, vai ser homenageado em concerto, pelo neto Daniel Jobim e por Seu Jorge, dois dos músicos que melhor conhecem a sua obra. O concerto realiza-se a 3 de julho, no âmbito do Festival Jardins do Marquês, que decorre em Oeiras, nos dias um, três, quatro, seis e sete de julho.

"Corcovado", "Garota de Ipanema", "Luíza" e "Eu Sei Que Vou Te Amar" são alguns dos temas que ilustram as exaltações de Tom Jobim ao amor e ao Rio de Janeiro, e que vão ser levados a palco no terceiro dia de festival.

António Carlos Jobim é recordado pela sua carreira de pianista, arranjador, cantor, violinista e compositor, durante a qual levou a sua mistura de jazz, samba, música clássica e bossa nova a um patamar internacional de relevância. É de notar, na sua obra, a intemporal preocupação de criar uma música genuinamente brasileira, expressa na confluência atmosférica entre os elementos sonoros e a poesia convertida em letras, em torno de temas da vida brasileira. De toda a discografia, ressalta "Garota de Ipanema", canção composta em 1963 e uma das peças brasileiras mais ouvidas projetadas no estrangeiro, na época, motivada e inspirada pela mudança da família para o Bairro de Ipanema.

Acrescem as parcerias com João Gilberto, Chico Buarque, Baden Powell e Frank Sinatra, que ajudam a contar a história da cultura brasileira, assim como um extenso legado de trilhas cinematográficas, outras parcerias, contribuições, álbuns e participações.

Apesar de nos ter deixado aos 67 anos, em janeiro deste ano, "o amor está de volta. Tom Jobim vive!", como entende Seu Jorge, ao descrever o momento de homenagem que vai decorrer no segundo dia do festival.

Seu Jorge e Daniel Jobim juntam-se aos já confirmados Cat Stevens, Lighthouse Family, Camané & Mário Laginha e Rufus Wainwright, naquela que é a primeira edição do Festival Jardins do Marquês.

Etiquetas

Publicidade

Agenda

15Abr

Bon Iver

Lisboa

22-23Mai

North Music Festival

Porto

30Mai

Bill Callahan

Porto

31Mai

Bill Callahan

Coimbra

01Jun

Bill Callahan

Lisboa

11-13Jun

NOS Primavera Sound

Porto

20-28Jun

Rock in Rio Lisboa

Lisboa

Publicidade

Artigos semelhantes

  • [CAPA-EXISTE] [/CAPA-EXISTE]
    [SECCAO-EXISTE]

    [SECCAO-NOME-SINGULAR]

    [/SECCAO-EXISTE]

    [NOME]

    [LISTA-INTERVENIENTES] [LISTA-INTERVENIENTES-PRIMEIRO] por [/LISTA-INTERVENIENTES-PRIMEIRO] [LISTA-INTERVENIENTES-SEGUINTES], [/LISTA-INTERVENIENTES-SEGUINTES] [LISTA-INTERVENIENTES-TEMPLATE] [INTERVENIENTE-NOME] [/LISTA-INTERVENIENTES-TEMPLATE] [/LISTA-INTERVENIENTES]