Publicidade

Agenda

1820Jul

Nelson Mandela Music Tribute

Matosinhos

1921Jul

Super Bock Super Rock

Lisboa

2022Jul

MEO Marés Vivas

Vila Nova de Gaia

07Ago

MEO Sudoeste

Zambujeira do Mar

08Ago

MEO Sudoeste

Zambujeira do Mar

09Ago

MEO Sudoeste

Zambujeira do Mar

09Ago

Neopop

Viana do Castelo

Publicidade

/ BACKSTAGE.PT - Bruno Correia
Sex, 13 Abr às 20:10

24 horas de bilhetes mais baratos em protesto contra taxa de IVA atual

Esta sexta-feira, 13 de abril, artistas e agentes culturais unem-se numa iniciativa de carácter único para vender bilhetes para espetáculos com o IVA a apenas 6%. Esta é uma forma de protesto contra a taxa de 13% de IVA atualmente praticada em Portugal, a quinta mais elevada da Europa.

A Associação de Promotores, Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) apoia a iniciativa, depois de ter lançado esta semana a Petição Pública da Reposição do IVA dos espetáculos nos 6%.

A promotora Everything Is New disponibiliza uma lista dos espetáculos aderentes a esta iniciativa de bilhetes a apenas 6% no dia 13 de abril.

Esta ação não contará com qualquer apoio do Ministério da Cultura ou da Assembleia da República.

O setor queixa-se de "inconstitucionalidade do IVA da Cultura com a taxa intermédia de 13%" e pretende impulsionar o Estado a repor o IVA à taxa reduzida de 6%, tal como os restantes bens essenciais. "O acesso à cultura é um bem constitucional", é indicado no comunicado conjunto que circulou hoje a partir de várias promotoras.

Os últimos números conhecidos do sector pelo INE (Instituo Nacional de Estatística), em 2016, revelam que foram vendidos em Portugal 4,9 milhões de bilhetes para espetáculos ao vivo, o que reflete que um português só compra bilhetes de dois em dois anos.

Etiquetas

Artigos semelhantes

  1. [CAPA-EXISTE] [/CAPA-EXISTE]
    [SECCAO-EXISTE]

    [SECCAO-NOME-SINGULAR]

    [/SECCAO-EXISTE]

    [NOME]

    [LISTA-INTERVENIENTES] [LISTA-INTERVENIENTES-PRIMEIRO] por [/LISTA-INTERVENIENTES-PRIMEIRO] [LISTA-INTERVENIENTES-SEGUINTES], [/LISTA-INTERVENIENTES-SEGUINTES] [LISTA-INTERVENIENTES-TEMPLATE] [INTERVENIENTE-NOME] [/LISTA-INTERVENIENTES-TEMPLATE] [/LISTA-INTERVENIENTES]