/ Backstage - Maria Valente
Qui, 1 Ago 2019 às 11:09

Valas: "Ao assumirmos o sítio de onde somos e a cultura que temos, isso torna-nos únicos"

Faz música desde os 15 anos, mas foi com o single “As coisas” que se deu a conhecer a nível nacional. Falamos de Valas. O rapper marcou presença no festival MEO Marés Vivas ’19 e a Backstage aproveitou para o conhecer melhor.

Backstage: Mal lançaste o teu álbum “Check-In” o ano passado, começaste logo a pensar no novo álbum. Com tantos concertos tens conseguido colocar esse plano em prática?

Valas: Sem dúvida. Eu afirmei isso na altura porque o disco já tinha muita coisa que já tinha saído. Quando foi lançado [o disco], já estava a tentar perceber qual seria o caminho a seguir e comecei logo a trabalhar em algo, tenho feito algumas coisas. Vai sair o próximo som este mês ainda e quero fechar este disco que estou a fazer, até ao final do ano.

B:“Check-In” foi um ponto de rotura e um ponto de viragem na tua carreira. Achas que vais manter este estilo ou reinventar material diferente?

V: Este álbum vai ser bastante diferente. Vai pegar em mais estilos musicais do que o primeiro. Acho que não penso muito por aí, vou fazendo as coisas que sinto que deva estar a fazer ou que sinta que quero fazer. Isso pode ir bater a qualquer lado. Não acordo sempre com a mesma disposição, não me apetece sempre comer frango ao almoço. A música acaba por ser um bocadinho a mesma coisa, às vezes apetece-nos descambar para outras coisas.

B: Outro tema que teve um grande sucesso foi a colaboração com a Raquel Tavares “Estradas no céu”. Era aquilo que tinhas em mente quando surgiu a junção entre o rap e o fado em cima da mesa?

V: Não houve a ideia de juntar o rap ao fado, houve a ideia de arranjar uma voz feminina para aquele projeto que eu tinha com o Diogo e com o João. Surgiu a ideia de convidarmos a Raquel que é fadista, daí perceber o porquê das pessoas acharem que há ali uma junção entre o rap e o fado que eu acho que não há, há sem dúvida ali uma entrada de uma fadista que marca ali uma cena, uma personalidade diferente do que estamos acostumados de ouvir no rap português, mas não foi complicado de todo, é fácil quando se trabalha com pessoas tão profissionais como o Diogo, o João ou a Raquel, as coisas saem bem feitas e gostei muito do resultado final.

B: Tu és de Évora, longe da Capital, portanto é normal que tenha sido mais complicado propagar o teu nome por Portugal inteiro. No entanto, o que achas que o fogo Alentejano te trouxe de bom enquanto rapper?

V: Eu acho que ao assumirmos o sítio de onde somos e a cultura que temos, isso nos torna únicos. Eu não posso dizer que cresci num bairro social porque não cresci, não posso dizer que cresci junto à praia, porque não cresci. Eu cresci ali e tenho que usar isso como minha arma e acho que a vantagem que tenho é de ter nascido onde há muito menos rappers e usares isso como a tua arma de saber aproveitar a tua cultura e poderes passa-la para a música.

B: Estás a meio da tua tour de 2019, para além dos concertos que aí vêm e do novo tema que tens preparado, que mais podemos esperar?

V: Vamos passo a passo, vou ver qual é a reação das pessoas, apesar de gostar muito da música que vai sair e acho que quem gosta da minha música vai gostar deste desafio que é um bocadinho diferente do que tenho feito. A partir daí quero terminar a altura dos concertos e concentrar-me no próximo disco para estar pronto até dezembro sem falta nenhuma para poder promovê-lo e ter uma data de saída decente para o ano.

Etiquetas

Publicidade

Agenda

11-13Jun

NOS Primavera Sound

Porto

20-28Jun

Rock in Rio Lisboa

Lisboa

03-04Jul

Sumol Summer Fest

Mafra

08-11Jul

NOS Alive

Lisboa

10-12Jul

RFM Somnii

Figueira da Foz

16-18Jul

Super Bock Super Rock

Sesimbra

17-18Jul

MEO Marés Vivas

Vila Nova de Gaia

Publicidade

Artigos semelhantes

  • [CAPA-EXISTE] [/CAPA-EXISTE]
    [SECCAO-EXISTE]

    [SECCAO-NOME-SINGULAR]

    [/SECCAO-EXISTE]

    [NOME]

    [LISTA-INTERVENIENTES] [LISTA-INTERVENIENTES-PRIMEIRO] por [/LISTA-INTERVENIENTES-PRIMEIRO] [LISTA-INTERVENIENTES-SEGUINTES], [/LISTA-INTERVENIENTES-SEGUINTES] [LISTA-INTERVENIENTES-TEMPLATE] [INTERVENIENTE-NOME] [/LISTA-INTERVENIENTES-TEMPLATE] [/LISTA-INTERVENIENTES]