Notícia

Rock and Roll perde um dos precursores, Fats Domino

Morreu o pioneiro do Rock and Roll e um dos artistas que alteraram a história da música. Fats Domino faleceu no dia 25 de outubro de 2017, aos 89 anos, por causas naturais e rodeado da família, como declarou a sua filha aos meios de comunicação.

Nascido a 26 de fevereiro de 1928 em Nova Orleães, EUA, numa família numerosa, aprendeu a tocar piano desde novo.

Domino dedicava-se ao género Rythm and Blues, mas com as suas melodias inovadoras, teve um peso muito importante no “descobrimento” e consolidação do Rock and Roll.

Segundo a Rolling Stone, foi o segundo artista deste género musical com mais discos vendidos – mais de 65 milhões – apenas ultrapassado pelo seu contemporâneo Elvis Presley, com quem também trabalhou.

O primeiro álbum que editou na sua carreira de mais de 60 anos foi também o primeiro de R&B no mundo a vender mais de um milhão de cópias: “The Fat Man”, editado em 1949 e co-produzido e escrito com Dave Bartholomew.

Entre os seus maiores êxitos ficam "Blueberry Hill", "Ain't That a Shame" e “Walking to New Orleans".

Diversas das suas canções tiveram novas versões e ‘covers’ de grandes artistas, como John Lennon, Led Zeppelin e muitos outros.

Entre vários prémios e títulos, destacam-se a entrada para o Rock and Roll Hall of Fame em 1986, como também o Grammy Lifetime Achievement Award (Prémio Grammy de Carreira).

Publicidade

Próximos eventos

24Jan

Myles Sanko

Porto

25Jan

Carla Bruni

Lisboa

25Jan

Myles Sanko

Lisboa

27Jan

Carla Bruni

Porto

31Jan

Steven Wilson

Lisboa

01Fev

Metallica

Lisboa

02Fev

Richie Campbell

Lisboa

Publicidade
Aceito Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.
  • por ,
  • por ,
  • por ,