MTV European Music Awards: a noite de Shawn Mendes e U2

Shawn Mendes é o grande vencedor dos MTV EMA 2017, com quatro toféus no total. Venceu dois dos mais importantes: Best Artist e Best Song pelo single "There’s Nothing Holdin’ Me Back". Apesar de não ser anunciado na cerimónia, também foi o vencedor de Biggest Fans e Best Canadian Act.

A cantora Taylor Swift, a concorrente mais nomeada, não venceu nenhum dos seis prémios para que estava indicada.

A cerimónia da The SSE Arena em Londres começou às 20:00 com a performance ao vivo de Eminem do novo single “Walk On Water”. O rapper recebeu o troféu de Best Hip Hop e anunciou o lançamento de um novo álbum em breve.

Seguiu-se um vídeo em que a protagonista foi a apresentadora Rita Ora a apanhar os transportes para a The SS Arena, em Wembley, Londres. Apareceu em palco tal como no vídeo: em robe e com uma toalha na cabeça, pois o agente avisou-a à última da hora. A apresentadora teve vários visuais ao longo da noite, mudando quase de cinco em cinco minutos.

O prémio “Best Alternative” foi para a banda americana Thirty Seconds To Mars. O vocalista Jared Leto apresentou os vencedores do prémio mais prestigiado, Global Icon, os U2, que atuaram no Trafalgar Square em Londres com uma mensagem importante: “Get Out Of Your Own Way”.

A noite foi pontuada pelas atuações de Liam Payne e Camila Cabello, esta última que trouxe o clima de “Havana” e recebeu o troféu de Best Pop.

O melhor videoclip é “Humble” de Kendrick Lamar.

A cerimónia reservou uns momentos para anunciar os vencedores de quatro categorias, com vídeos de agradecimentos de cada: Coldplay como Best Rock; Dua Lipa como Best New; Ed Sheeran, vencedor de Best Live e David Guetta em Best Electronic.

Depois da atuação de Rita Ora com 50 bailarinos, Zara Larsson subiu a palco com uma orquestra. Sem pausas, a “Symphony” transformou-se em “Rockabye”, interpretada pela Anne-Marie. Seguiram-se as atuações de French Montana, Swae Lee, Travis Scott, que voou num falcão mecânico e do DJ David Guetta.

Stormzy, The Killers, Demi Lovato e Kesha também marcaram presença.

A noite terminou com uma recordação da atuação de George Michael nos prémios MTV EMA de 1994.

A próxima edição dos prémios MTV EMA realiza-se em Bilbao, Espanha.